BLOG OFICIAL DA ATS/RJ

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Blog Oficial da ATS/RJ Contato:assts.rj@gmail.com ats.rj@hotmail.com







CONTA CORRENTE PESSOA JURÍDICA DA ATS/RJ

CONTA  CORRENTE PESSOA JURÍDICA DA ATS/RJ
AGÊNCIA - O394 - 8 CONTA/CORRENTE - 77.660 - 2

FICHA DE FILIAÇÃO DA ATS/RJ

FICHA DE DESFILIAÇÃO DA ATS/RJ

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RISCO DE EPIDEMIA, JÁ BATE A NOSSA PORTA!


             Após as fortes chuvas que caíram nos últimos 10 dias, que trouxeram dor, sofrimento e muitas perdas.  Se o tempo ficar por mais doze dias, com esse calor insuportável, começaremos a ver os índices de infestação do Aedes Aegypti, subirem à estratosfera, e ai a situação começara a ficar bastante complicada. 
         Temos que ficar em alerta maximo, com as zoonoses que iram aparecer infelizmente; A leptospirose e a Dengue, serão uma delas, iram fazer muitas vitimas. A grande mídia ira focalizar  pesado os casos de Dengue. Os mais conceituados médicos sanitaristas do Brasil estão alertando que esta, poderá ser a pior  epidemia  de todos os tempos.
        O volumoso gasto de bilhões repassados para Estados e Municípios, para se manter o controle da doença, infelizmente não surtiu um efeito esperado, devido ao  planejamento malogrado. Priorizou-se em comprar  inseticidas em grande escala, sabendo-se que este recurso do inseticida é a ultima alternativa para uma boa eficácia do trabalho, e pouco ou quase nada se investiu na aquisição de materiais  Epis (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIS) e Epcs (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVAS) para os trabalhadores de combate as endemias, como também a falta de cumprimento das NRs (Normas Regulamentadoras) como determina a CLT!  
        Sabemos nós que somos a parte mais frágil e vulnerável, tentaram compartilhar todas as responsabilidades do  insucesso da campanha. Não podemos esquecer um seguinte fato. Todo planejamento de ação do trabalho é determinado pelos atuais gestores, nós somos apenas cumpridores de ordens que nos passam.
        Após 10 anos do trabalho descentralizado, perdeu-se todo foco da boa administração que a Funasa fazia quando era o gestor e responsável pelo trabalho, não havia carência, como também  esta desatenção  que temos hoje, tínhamos uma boa  interlocução com a Funasa.  
        Nós da ATS/RJ iremos nos empenhar em resgatar de volta, a valorização dos  trabalhadores,o respeito,a defesa das políticas públicas de saúde dos trabalhadores e das garantias constitucionais, e essas serão as metas da ATS/RJ.   
Marcelo Brubaker.