O número de casos de dengue registrado no mês de janeiro de 2011 revelaram um aumento de 440% em comparação ao mesmo período de 2010. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, 485 casos foram registrados, contra 110 do mesmo mês do ano passado.
Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, foi a região mais crítica, onde 99 pessoas contraíram a doença. Madureira e Paciência aparecem na sequência.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que foi constatado que o número de mortes entre pacientes da rede privada foi maior do que da rede pública.
O risco de haver uma epidemia na Região Metropolitana do Rio é grande, visto que os agentes não conseguem acessar 29% das residências, o que corresponde a um milhão de casas, segundo dados do IBGE.
Fonte - SRZD
Preocupado com a questão da dengue, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha informou que todos os casos graves e as mortes conseqüentes da doença devem ser notificadas nas secretarias estaduais e municipais de Saúde em 24 horas. A dengue tipo 4 também deverá ser avisada e o papel das secretarias é comunicar os registros ao Ministério da Saúde, segundo está publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com Padilha, o objetivo desta atitude é tornar as ações de prevenção e de combate à doença mais eficazes e cheguem aos municípios com mais rapidez. Ainda segundo o ministro, as autoridades municipais terão papéis importantíssimos nesse novo esquema e será criado um instrumento eletrônico para agilizar o processo de notificação.
Fonte - Agencia Brasil